ARTE, HISTÓRIA, ANTROPOLOGIA

ARTES DE EXU


A boca do mundo: um documentário sobre Exu no Candomblé

Eliane Coster

[RESUMO/ABSTRACT] [IMAGENS CITADAS]



Exu, as mulheres, os modos de ensinar e aprender

Gloria Cecília de Souza Silva

[RESUMO/ABSTRACT] [IMAGENS CITADAS]



A pseudomorfose no Tridente de NI

Mônica Maria Linhares Castrioto

[RESUMO/ABSTRACT] [IMAGENS CITADAS]



Feitiço gráfico: a macumba de Goeldi

Roberto Conduru

[RESUMO/ABSTRACT] [IMAGENS CITADAS]





A boca do mundo: um documentário sobre Exu no Candomblé

Eliane Coster



RESUMO
O artigo apresenta a trajetória de realização de um documentário desde o projeto até sua finalização e relaciona os principais aspectos norteadores do processo a algumas reflexões da teoria contemporânea de cinema documentário, tais como a ética e a forma. O documentário apresenta Exu, um dos deuses do candomblé, e discute sua ressignificação no Brasil, onde adquire uma feição diferente daquela que tem na África.

PALAVRAS-CHAVE

Documentário, Exu, Candomblé.


[ VOLTAR AO TOPO ]


ABSTRACT
This paper presents the description of the making of a documentary from conceptualization to completion, associating the driving aspects of the process to contemporary documentary film theories, such as ethics and form. The documentary centers around the god Exu in the Brazilian Candomblé, as it differs from its origins in Africa.

KEYWORDS

Documentary, Exu, Candomblé.


[ BACK TO TOP ]



IMAGENS



Aderbal na encruzilhada. Imagem do filme de Eliane Coster, A boca do Mundo, 2011.


Trem, arco Íris, Quintino. Imagem do filme de Eliane Coster, A boca do Mundo, 2011..


Trem, arco Íris, Quintino. Imagem do filme de Eliane Coster, A boca do Mundo, 2011.


Porta de entrada. Imagem do filme de Eliane Coster, A boca do Mundo, 2011.

[ VOLTAR AO TOPO / BACK TO TOP ]



Exu, as mulheres, os modos de ensinar e aprender

Gloria Cecília de Souza Silva



RESUMO
O objeto deste artigo são os ìtan, narrativas míticas afro-brasileiras. A investigação deu-se na obra da ialorixá e escritora Mãe Beata de Yemonjá. Os ìtan são protagonizados por Exu. Tem como proposta a reflexão sobre as concepções de conhecimento e de ensino-aprendizagem nos mitos; caráter epistêmico; modos de conhecer que possam contribuir para a ressignificação de práticas-educativas recorrentes em espaços formativos como escolas. É possível um diálogo entre mitologia afro-brasileira e educação?

PALAVRAS-CHAVE

Mitologia afro-brasileira, Conhecimento, Aprendizagem.


[ VOLTAR AO TOPO ]


ABSTRACT
The object of this paper are ìtan, African-Brazilian mythic narratives. The research was about the work of the ialorixá and writer Mother Beata of Yemonjá. The ìtan are starred by Exu. Propose to reflect about the conceptions of knowledge and teaching-learning relation in the myths; epistemic character; ways of knowing that can contribute to reframing of recurring practices in areas such as schools. Is it possible a dialogue between African-Brazilian mythology and Education?

KEYWORDS

African-Brazilian mythology, Knowledge, Teaching-learning.


[ BACK TO TOP ]



IMAGENS



CARYBÉ, Ilustração. Em VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas Africanas dos Orixás. Tradução de Maria Aparecida da Nóbrega. Salvador: Corrupio, 1997 (4ª Edição). p. 12.

[ VOLTAR AO TOPO / BACK TO TOP ]



A pseudomorfose no Tridente de NI

Mônica Maria Linhares Castrioto



RESUMO
O Tridente de NI (2006), de Alexandre Vogler, acionou redes sociais distintas e subverteu alianças políticas ao produzir um portentoso tridente pintado a cal sobre a encosta do Mirante do Cruzeiro em Nova Iguaçu, imediatamente atrás da cruz já existente. Classificando o ocorrido como um fenômeno típico de pseudomorfose, termo de Erwin Panofsky (1964), são avaliados os processos de apropriação simbólica e artística.

PALAVRAS-CHAVE

Intervenção urbana, Arte afro-brasileira, Crítica de arte.


[ VOLTAR AO TOPO ]


ABSTRACT
Using tools and tricks from the media, Alexandre Voglers urban intervention NIs Trident (2006), brought to motion different social networks and subverted political alliances. Using lime, he produced a might trident on the hillside of Cruzeiro belvedere, in Nova Iguaçu, above the cross existing in the place. Classifying the happening as a typical pseudomorphose phenomena, Erwin Panofsky term (1964), the symbolical and artistic appropriation are assessed.

KEYWORDS

Artistic urban intervention, African-Brazilian art, Art criticism.


[ BACK TO TOP ]



IMAGENS



VOGLER, Alexandre. Mirante do Cruzeiro e o Tridente. Intervenção urbana em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. 2006. Fotografia de Alexandre Vogler.


Alexandre Vogler estudando o plano C em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. 2006. Fotografia de Alexandre Vogler.


VOGLER, Alexandre, Macumba non site, Rio de Janeiro. 2001. Fotografia de Alexandre Vogler.


Oração VS Tridente. Reportagem de Helvio Lessa no jornal "O dia" em 15 de Agosto de 2006, apropriada como memória da obra "Tridente de NI".


Religiosos VS Tridente. Reportagem de Marcos Galvão no jornal "O dia" em 17 de Agosto de 2006, apropriada como memória da obra "Tridente de NI".

[ VOLTAR AO TOPO / BACK TO TOP ]



Feitiço gráfico: a macumba de Goeldi

Roberto Conduru



RESUMO
Ao enfocar obras de Oswaldo Goeldi relacionadas a temas da afrodescendência no Brasil, especialmente os desenhos existentes no arquivo de Blaise Cendrars na Biblioteca Nacional Suíça, em Berna, o texto analisa diálogos do artista com a problemática sociocultural afro-brasileira, um tópico que, ao mesmo tempo, o vincula e o diferencia no modernismo brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE

Oswaldo Goeldi, Macumba, Arte afro-brasileira.


[ VOLTAR AO TOPO ]


ABSTRACT
Focusing on works of Oswaldo Goeldi with themes related to afrodescendence in Brazil, especially the drawings in the Blaise Cendrars archive of the Swiss National Library in Berne, the text examines the artists dialogue with African-Brazilian sociocultural issues, a topic that, at the same time, links and distinguishes his work in the Brazilian modernism.

KEYWORDS

Oswaldo Goeldi, Macumba, African-Brazilian art.


[ BACK TO TOP ]



IMAGENS



GOELDI, Oswaldo. Despacho na encruzilhada. Em Eulálio, Alexandre (org.). A Aventura Brasileira de Blaise Cendrars. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2001. p. 506.


GOELDI, Oswaldo, Macumba e Feiticeiro. Em Eulálio, Alexandre (org.). A Aventura Brasileira de Blaise Cendrars. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2001. p. 507.


GOELDI, Oswaldo, Feiticeira e Baiana. Em Eulálio, Alexandre (org.). A Aventura Brasileira de Blaise Cendrars. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2001. p. 508.


GOELDI, Oswaldo. Baiana II e Dança de pretos. Em Eulálio, Alexandre (org.). A Aventura Brasileira de Blaise Cendrars. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2001. p. 509.

[ VOLTAR AO TOPO / BACK TO TOP ]