ART - Instituto de Artes da Uerj

Extensão - Projetos

Coordenadora: Isabela Nascimento Frade

O Projeto Cerâmica Viva desenvolve atividades relacionadas com a cerâmica como cursos, oficinas, apoio tecnológico e artístico a artesãos,escultores, pedagogos, professores de arte e alunos desta Universidade.

O Cerâmica Viva pretende tornar vivo - dinâmico, criativo e comunicativo - o conhecimento sobre a cerâmica. Pesquisamos e divulgamos especialmente seus aspectos técnicos, estéticos, históricos, antropológicos, procurando apoiar trabalhos educacionais, artísticos e artesanais. Pretendemos manter o núcleo de trabalho envolvendo a tríade acadêmica: pesquisa, ensino e extensão, atendendo a comunidade interna e externa.

Equipe de Extensão:
Ana Maia
Ingrid Becker
Jessica Goes

Equipe de Pesquisa:
Clarice Rangel - PIBIC (CNPq)
Nathalie Tesch - PIBIC (UERJ)
Alessandra Caetano - PPGARTES
Leticia Saraiva - PPGARTES
Franklin Alonso - PPGARTES
Beth Jorge - Colaborador
Leonardo Guimarães - Colaborador

sub projetos

ATELIER LIVRE
Busca promover o estudo das práticas artísticas contemporâneas que incorporam a utilização de materiais cerâmicos. Assume como ponto de partida um conjunto amplo no qual se situam diferentes categorias de produtores em arte, estejam eles ligados às culturas tradicionais populares (artesanato), aos setores massivos (design), aos artísticos (arte contemporânea) ou aos que ocupam as faixas intermediárias entre esses segmentos. Importa apoiar e ampliar a trajetória que o autor desenvolve ao longo do tempo, englobando sua formação intelectual e técnica, suas relações com os materiais que utiliza, as formas/conceitos dos quais se compõe seu imaginário, os discursos que profere sobre seu trabalho e sobre os sentidos da arte, suas relações com as instituições e seu consumo pelo público leigo ou especializado.

PROJETO ARTE VIVA SR-3/SR-2/SME-RJ/MEC
Observação e reflexão sobre produções em arte através de perspectiva relacional. Estudo de propostas em ações ambientais integradas a saberes comumente partilhados. Constitui como foco as questões da cartografia dos nichos culturais em suas manifestações estéticas coletivas, dos modos de enunciação e lugares de ressonância dos discursos sobre as artes, do espaço público e ação mediadora, dos movimentos de educação e arte e processos de tradução intercultural.

O CIRCULO COLETIVO ARTE DA TERRA - UERJ/MANGUEIRA
Pesquisa ação de caráter artístico visando ações de intervenção e organização de coletivo feminino de arte - O Círculo de Mulheres de Arte da Terra, ou simplesmente O Círculo - , eclodindo ação educativa desenvolvida desde 2007 com a comunidade mangueirense.

PROJETO GERMINAR PPGMA/PPGARTES UERJ
GERMINAR - BRINCANDO COM A TERRA, SEMEANDO IDÉIAS - Oficina de modelagem criativa e educação ambiental. O projeto Cerâmica Viva abre seu espaço criativo no atelier do Centro Cultural da UERJ deflagrando a obra "GERMINAR". Com o tema "Plante uma idéia!", estaremos recebendo grupos de crianças para atividades lúdico estéticas com desenho, poesia e modelagem com argila. Reunindo as proposições de jogo e semeadura, produzimos vasos de cerâmica com formas humanas (antropomórficas) como recipiente de idéias, sentimentos e projetos de ações ecologicamente engajadas. Simbolicamente, plantamos flores nos jardins da UERJ para depois serem levadas e mantidas como elo ao nosso projeto de futuro. Estão previstos a guarda dos objetos construídos para secagem, queima e posterior envio do material cerâmico para os grupos participantes.

MINICURSO ARTE POPULAR COART/DECULT/ART/SR3
Seleção anual de encontros com mestres de cultura popular em convênio com o Centro Cultural da UERJ/ COART. Os encontros são mediados por pesquisadores da linha Arte, Cognição e Cultura do PPGARTES/UERJ.

TERRA DOCE
Terra Doce: saberes compartilhados na dinamização da produção em arte e ações ambientais na comunidade feminina mangueirense. Trata-se de uma proposta de educação artística não-formal baseada na metodologia da pesquisa-ação. Visa dar subsídios para o fomento da produção artística e integrá-los aos modos de sociabilidade na comunidade feminina da Mangueira. Pretende contribuir para a dinamização e preservação dos acervos sociais e naturais nesta comunidade, e ao diálogo entre os saberes e práticas do cotidiano dos artistas populares e o conhecimento acadêmico-científico na formação de educadores em arte. Terra Doce: saberes compartilhados na dinamização da produção em arte e ações ambientais na comunidade feminina mangueirense Faperj Edital 13/2008 - cadastro E-23533.

Rua São Francisco Xavier, 524  11º andar  bloco E
Maracanã  20550-010  Rio de Janeiro  RJ
Telefax: 21. 23340423 e 21. 23340912
e-mail: art@uerj.br


2010, ART/UERJ. Todos os direitos reservados.