ART - Instituto de Artes da Uerj

Extensão - Projetos

Coordenadora: Prof. Dra. Denise Espírito Santo

O projeto afina-se com uma proposta de formação artística e de intercâmbio cultural voltada para o fortalecimento das pesquisas artísticas, teóricas e pedagógicas que fundamentam o trabalho de atores, diretores, bailarinos, pesquisadores, coreógrafos, estudantes e grupos de teatro da cidade e do interior do estado do Rio de Janeiro. O projeto se dá na qualidade de residência artística e de intercâmbio cultural, pretendendo contribuir ainda para a criação de redes e conexões grupais, que fomente tanto a formação desses indivíduos em seus aspectos técnicos, quanto em termos dos fundamentos teóricos relativos ao trabalho com as artes cênicas.

Encontros de formação, espaço de convergência para todo tipo de troca – de ideias, de programas de treinamento para atores e/ou bailarinos, de criações cênicas, de referências teóricas e artísticas, o projeto deverá contribuir para criar no campus da UERJ um fórum privilegiado sobre a arte do ator e suas dramaturgias, além de voltar-se para um pensamento sobre as interfaces que o teatro vem produzindo com outras linguagens artísticas, como será o caso, das artes visuais, da performance, do cinema e audiovisual.

Este projeto visa fortalecer não somente os atuais projetos no campo da criação cênica existentes na universidade, mais especificamente, no âmbito do Instituto de Artes, mas também de incentivar a formação de redes e de núcleos de excelência, integrados por artistas e/ou grupos espalhados pelo Rio de Janeiro e seus arredores, iniciativas que normalmente encontram enorme dificuldade para se manterem e conquistarem espaços de financiamento e difusão.

Atualmente, os estudantes da graduação também participam de uma pesquisa na unidade docente de apoio psiquiátrico do HUPE (Hospital Universitário Pedro Ernesto), onde oficinas de cerâmica, desenho, e trabalho de corpo são ministrados por alunos da graduação, mestrado e doutorado do Instituto de Artes da UERJ.

Nos últimos anos o projeto foi contemplado com os editais:
• APQ3 – auxílio à editoração do livro Corpoema - o que faz uma estética do corpo, 2013
• Apoio às Artes FAPERJ 2013
• Apoio às Artes FAPERJ 2012

Principal projeto:
• Zonas de Contato
Anos 2011-2012-2013


Equipe:
Denise Espírito Santo - professora coordenadora
Violeta Pavão - bolsista extensão
Flora Bulcão - bolsista extensão
Rodney Wilbert - bolsista iniciação à docência ART/UERJ
Kézia Jácomo - bolsista ART/UERJ
Nathalia Regina - bolsista iniciação à docência ART/UERJ
Kizzy Cesário - estudante ART/UERJ


Zonas de Contato:
O projeto Zona de Contato afina-se como uma proposta de formação artística e de intercâmbio cultural voltada para o fortalecimento das pesquisas artísticas que fundamentam o trabalho de atores, bailarinos, diretores, coreógrafos, pesquisadores e estudantes de teatro. Vem se dando na forma de residência artística e de intercâmbio cultural com o objetivo de contribuir para a criação de redes grupais, que fomente tanto a formação em seus aspectos técnicos, quanto em termos dos fundamentos teóricos relativos ao trabalho com as artes cênicas. Encontros de formação, espaço de convergência para todo tipo de troca – de ideias, de programas de treinamento para atores e/ou bailarinos, de criações cênicas, de referências teóricas e artísticas, o projeto vem contribuindo para criar no campus da UERJ um fórum privilegiado sobre a arte do ator/performer/bailarino e suas dramaturgias, além de voltar-se para um pensamento sobre as interfaces que o teatro e a dança vêm produzindo com outras linguagens artísticas, como é o caso, das artes visuais, da performance, do cinema e audiovisual.

Atividades semanais:
A coordenadora do projeto, bolsistas e colaboradores se encontram semanalmente no COART/ UERJ para elaboração de projetos (colóquios, mostra de filme,etc.), discussão de textos, exercícios práticos e pré-produção dos projetos em andamento. Na penúltima semana de agosto de 2013, o grupo passou por um processo de imersão no campus da UERJ em Dois Rios – Ilha Grande (RJ) dando sequência às pesquisas teóricas e práticas. Sobre a bibliografia estudada, estão nomes como Michel Agier, Massimo Canevacci, Valère Novarina, Cornelius Castoriadis, Gilles Deleuze, Félix Guatarri, entre outros. As atividades na ala psiquiátrica no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) também são realizadas semanalmente.

Atividades pontuais:
• No ano de 2014, em função da premiação do projeto pela FAPERJ, residências acontecerão no interior do estado, dando continuidade ao projeto iniciado em 2011. As cidades mapeadas são Volta Redonda, Miguel Pereira, Três Rios e Paraíba do Sul, com atividades propostas por Carmem Luz, Denise Espírito Santo e Eloisa Brantes, respectivamente.
Em dezembro de 2012, dentro do projeto acima citado, realizou-se em Barra Mansa (RJ) a intervenção Paraíba em Liquidação, um dos resultados dos estudos do corpo performático na rua, dos símbolos desta cidade e dos habitantes da mesma. A partir do contato de coletivos da capital e do interior, como os coletivos Liquidação e Sala Preta, a residência se deu. Exercícios práticos diários eram ministrados por Carmem Luz e Eloisa Brantes.
Ver link: http://www.youtube.com/watch?v=vmi7dDIFsys

• Este ano realizamos, juntamente com outros pesquisadores nacionais e internacionais sobre a docência em artes o II Encontro Nacional de Formação Docente em Artes.
Ver link: http://www.formacaoprofessoresartes.com.br/

• O projeto de extensão Palco em Debate recebeu, em setembro de 2012, uma oficina inédita do ator e diretor de teatro Renato Ferracini. Doutor em Multimeios, professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - UNICAMP e atual coordenador do LUME - Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, Ferracini é umas das principais referências teóricas no que tange a recriação e codificação de ações físico-vocais, suas diferentes tonalidades, nuances e a expansão de seus limites através da utilização da memória singular ou coletiva. Profissional reconhecido e respeitado internacionalmente reúne em sua trajetória 8 premiações, entre elas a de Melhor Espetáculo CAFE COM QUEIJO no Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens- FIIL e Menção Honrosa na modalidade Estudos Interdisciplinares na Categoria Mestrado pela Elaboração do Trabalho - A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator, Prêmio Intercom 99, além de 3 indicações ao Prêmio Shell de Teatro, a mais importante premiação do teatro brasileiro atualmente.

Rua São Francisco Xavier, 524  11º andar  bloco E
Maracanã  20550-010  Rio de Janeiro  RJ
Telefax: 21. 23340423 e 21. 23340912
e-mail: art@uerj.br


2010, ART/UERJ. Todos os direitos reservados.