ART - Instituto de Artes da Uerj

Pesquisa - Projetos

Prof. Dr. Roberto Corrêa dos Santos

Ementa: Formulação de princípios, categorias, propósitos e condições depossibilidade de uma Teoria da Arte que retome, analise e ultrapasse os modos de funcionamento das ainda recentes disciplinas formadoras das chamadas Ciências Humanas e Sociais. Aspectos envolvidos:
(a) retomar o nascimento das disciplinas, entre fins do século XIX e início do século XX, de modo a destacar alguns de seus registros de atuação durante sua emergência histórica, procurando ainda demonstrar o aparecimento de uma Teoria da Arte quase meio século depois de aquelas terem se constituído, isto é, a partir dos anos 60, e associada às chamadas práticas artísticas contemporâneas;
(b) mapear os principais problemas expostos pela Teoria da Arte quanto ao tratamento da 'obra' 'artística', ao valer-se não mais de modelos abrangentes destinados a dar conta do sistema como um todo e de suas regras fixas de funcionamento;
(c) desenvolver os principais pontos que permitiriam construir uma Teoria da Arte, buscando seu estado de emprego e de reversão de diferentes redes categoriais constantes de outros saberes (Psicanálise, Semiologia, Lingüística, História da Arte, Antropologia da Arte, Teoria da Literatura);
(d) estabelecer os variados e ativos modos de ação reflexiva da Teoria da Arte em relação aos da Estética, aos da Filosofia da Arte, aos da Crítica de Arte;
(e) examinar o reaproveitamento crítico-interpretativo operado por uma Teoria da Arte, em processo, ao valer-se de noções e tipos de abordagem empregados pela Teoria da Literatura e pela Semiologia, em especial quando articuladas à filosofia da Desconstrução;
(f) analisar os problemas e as aberturas propostos por obras de constituição indecidível que lidam com tipos múltiplos de escrita e de plasticidade a um só tempo, interessando em especial a tensão afirmativa entre arte e escritura;
(g) refletir sobre temas relacionados ao fazer artístico-escriptural, tais como pulsão, forma, conceito, pensamento, revendo categorias indecidíveis e em abalo: obra, arte, autoria, presença, centramento, profundidade, sujeito, tempo, espaço etc.;
(h) expandir a prática de produzir e de analisar obras designadas de escritos, cadernos, grafismos e livros-de-artista: obras ligadas diretamente ao conceito de ficção e de plasticidade que contêm, entretanto, forte sentido teórico (isto é, o trabalho teórico inscrito nas próprias obras plásticas);
(i) estudar e produzir 'obras artísticas', visando a refletir sobre forças presentes em grafias, sonoridades, suportes diferidos e os vastos processos da língua (verbal ou não), considerando-se elementos ligados ao corpo (tal inclui todo tipo de atos de performance): texturas, organismos, matérias, mobilidade, ritmo, respiração, rastros, sinais, perdas, meios de subjetivar, sistema mental, sistema afetivo, sistema cognitivo, sistema mnemônico, dissolvência.

Linha de Pesquisa:
Processos Artísticos Contemporâneos

Equipe:
Renato Rezende - mestrando PPGARTES/UERJ
Lucenne Maria da Cruz - mestranda PPGARTES/UERJ

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