ART - Instituto de Artes da Uerj

Pesquisa - Projetos

Profª Drª Maria Berbara

Parte-se da discussão de um topos universal da história da arte: a idéia de que toda a evolução da arte ocidental, da Antiguidade até o momento presente, possa ser concebida em termos do diálogo que trava com a assim chamada tradição clássica. O conceito de modernidade, nesse sentido, vem sucessivamente se configurando, em grande medida, a partir da emulação, renovação ou rejeição deste legado visual, o qual se define não necessariamente como um estilo determinado, mas como um auto-referente processo de incessante reelaboração dos modelos formulados ao menos entre o período arcaico grego e o tardo-imperial romano. Nesse sentido, o termo "clássico" – assim como outros freqüentemente associados a ele, como "Renascimento" – refere-se menos a chaves históricas fundadas na cronologia, e mais a marcos conceituais e civilizacionais. No âmbito deste projeto pretende-se pesquisar a recepção da tradição clássica pela arte européia e latino-americana em seu sentido lato, privilegiando-se, no entanto, o arco temporal compreendido entre os séculos XV e o momento presente; não se restringirá, contudo, ao academicismo ou aos movimentos denominados classicistas ou neoclassicistas (como por exemplo o classicismo avant-garde neo-impressionista, a fase clássica de Picasso ou a pintura metafísica), buscando-se antes avaliar a multiplicidade de reações ao clássico incluindo tanto correntes artísticas tradicionalmente alheias a ele quanto a elaboração do discurso histórico-artístico que o forma e define. Subjacentes ao tema desta proposta estão o próprio escrutínio e definição os termos "clássico" ou "classicismo" e dos conceitos de "imitação" e "renovação", assim como a sua transmissão e transformação ao longo dos sucessivos momentos históricos.

O estudo da recepção da tradição clássica, em suas mais variadas formas, desenvolve-se vigorosamente em diversos centros internacionais de pesquisa (cite-se como exemplos o Instituto Getty de Los Angeles ou a Biblioteca Hertziana de Roma); recentemente, o projeto Cicognara, vinculado à Universidade de Campinas, vem procurando estabelecer um diálogo com estes centros de pesquisa e a universidade brasileira no tocante a investigações nesta área. Nas universidades cariocas, contudo, esta iniciativa ainda não ocorreu. O presente projeto propõe integrar a UERJ no cenário de pesquisas nacionais e internacionais em um terreno pouco ou nada explorado, assim como incentivar tanto um incremento do estudo do patrimônio artístico conservado no Brasil quanto um maior acesso, no Brasil, ao patrimônio internacional relacionado à tradição clássica.

Grupo de pesquisa:
NUCLEAR (Núcleo de Livres Estudos de Arte e Cultura Contemporânea)

Linha de pesquisa:
História e Crítica da Arte

Equipe:
Daniele Cristina Liberato
Graciana Almeida
Alberto Martín Chillón
Antônio Barros
Raphael Fonseca
Elaine Pereira
Alessandra Ciarmela
Alessandra Moraes
Virgínia Valim
Jaqueline Veloso
Aline Brito

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