ART - Instituto de Artes da Uerj

Pesquisa - Projetos

Profª Drª Vera Beatriz Siqueira

A pesquisa pretende investigar os nexos entre a produção artística e os processos de institucionalização no país, analisando as estratégias e os efeitos da culturalização da arte, através de estudos de casos. A insistência em buscar os nexos existentes entre o processo estético e os demais processos de construção e transformação do real contemporâneo justifica-se pela procura em estudar os procedimentos que lograram criar entre nós um público para a arte, a partir da investigação dos mecanismos de juízo e legitimação estéticos.

Ativo dede 2002 o projeto se iniciou com o estudo dos casos de três artistas significativos para a modernidade estética no país, cujas reputações públicas, cada qual a seu modo, foram marcadas pelas idéias de isolamento ou marginalidade. A partir de 2005, a avaliação dos resultados, bem como novas proposições investigativas levaram a uma reformulação do projeto anterior, com vistas à sua ampliação e à delimitação de uma linha de pesquisa cujo foco fosse o processo de culturalização da arte moderna e contemporânea brasileira e suas conseqüências institucionais e poéticas. Assim sendo, passou a tratar da seguinte questão básica: revisão crítica contemporânea de alguns dos valores plásticos modernos brasileiros, com especial destaque para as obras de Volpi, Pancetti e Dacosta, no sentido de perceber como o ambiente cultural interferiu na formulação de suas poéticas e de que maneira esses artistas de uma segunda geração modernista ainda permanecem (ou não) abertos ao questionamento artístico contemporâneo ou à dinâmica do mercado de arte.

A partir de 2008, a idéia central do projeto é pensar no significado de certos eventos artísticos e culturais, bastante variados no tempo, de forma a, a partir desses estudos parciais, entre dúvidas e lacunas, ir formando uma história da arte não linear, sem teleologia ou finalismo. Foram eleitos, a princípio, os seguintes fatos a serem analisados em sua significação histórica e cultural: 1. a permanência no Brasil, por alguns anos, do artista francês Nicolas Antoine Taunay, pintor reconhecido na Academia francesa, e seus embates com a nascente Academia de Belas Artes; 2. a trinca de exposições de Lasar Segall em 1913, Anita Malfatti em 1917 e Goeldi em 1921, todos artistas de formação expressionista, com repercussões críticas polêmicas ou negativas no quadro do incipiente modernismo brasileiro. Esse par de fatos desiguais e desconexos deverá possibilitar investigar momentos centrais no processo de institucionalização da arte brasileira, com especial destaque para o diálogo entre produção, crítica e instituições artísticas.

Grupo de pesquisa:
NUCLEAR (Núcleo de Livres Estudos de Arte e Cultura Contemporânea)

Linha de pesquisa:
História e Crítica da Arte

Equipe:
Carla Hermann – mestranda PPGARTES/UERJ
Cristina Caetano de Oliveira – bolsista BIG/FAPERJ
Felipe Abdala - PIBIC voluntário
Isabelle Dória Reis – bolsista PIBIC/CNPq
Mariana Gomes Paulse – bolsista PIBIC/CNPq

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