Prof. Dr. Luiz Cláudio da Costa
Este projeto integra a pesquisa, A gravidade da imagem: apropriação e repetição na arte contemporânea, que venho desenvolvendo como professor do Mestrado em Artes (UERJ) e como coordenador do Projeto Arquivar. Tenho centrado minha pesquisa sobre os diversos modos de utilização dos meios técnicos de registro e arquivamento (fotografia, filme, vídeo, DVD), a partir do redimensionamento e da expansão do uso desses suportes operados pela arte processual desde os anos 70.
Didática e metodologicamente, tenho dividido a pesquisa em subprojetos para facilitar a integração de alunos de graduação. Inicialmente o Projeto Arquivar desenvolveu e concluiu o trabalho Um corpo virtualizado: a interação entre o vídeo e a performance durante o período 2006-2007 com alunos PIBIC e PROINICIAR. Numa segunda etapa, criei dois subprojetos, um cadastrado na FAPERJ com alunos PROINICIAR, Cinema e vídeo - anos 70: as tecnologias artísticas de investigação sobre o corpo, o tempo e a subjetividade e outro, com uma bolsista PIBIC, Anos 80: ações, mídia e prática política.
Para o período, 2008-2009, decidi reorganizar a pesquisa num único projeto, por um lado, mais amplo em relação ao contexto e aos problemas, por outro, mais concentrado, em relação aos artistas escolhidos. Com o projeto A exigência do registro na arte contemporânea: dispositivo, tempo e subjetividade, redirecionei o trabalho para o estudo sobre três artistas que utilizaram mídias de registro de imagem com intuitos poéticos distintos e que começaram seus trabalhos, dois, na década de 70 e, um, na década de 80.
Grupo de pesquisa:
Tecnologias da Arte: Sistemas, Dispositivos e Fissuras
Linha de pesquisa:
Processos Artísticos Contemporâneos
Equipe:
Adelaine Evaristo da Silva - bolsista PIBIC/UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 11º andar bloco E
Maracanã 20550-010 Rio de Janeiro RJ
Telefax: 21. 23340423 e 21. 23340912
e-mail: art@uerj.br
2010, ART/UERJ. Todos os direitos reservados.